-
Arquitetos: Parada Cantilo Estudio
- Área: 30 m²
- Ano: 2019
-
Fotografías:Manuel Hernán
-
Fabricantes: AQUAPANEL, Adobe, Arcelor Mittal, AutoDesk, Blindex, Knauf, McNeel, Miksa, Siderar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na cidade de Manuel B. Gonnet, esta habitaçaõ nasce a partir da necessidade de um programa flexível dentro de um lote limitado, determinado por uma estrutura de montagem modulada de desenvolvimento simples e dinâmico. Quanto à sua implantação, "o artefato" é separado do solo, obtendo-se ventilação cruzada durante todo o seu desenvolvimento, aproveitando a melhor orientação e fortalecendo o vínculo com o seu ambiente. Através de uma materialidade leve e permeável, mantém o diálogo constante entre interior e exterior.
O aço, vidro e madeira, atuam como protagonistas definindo o espaço. O branco destaca o calor das texturas de cada um deles, sintetizando a quantidade de componentes em resposta às dimensões do edifício e à simplicidade do mesmo. Através de uma transparência do piso ao teto, procura classificar a vegetação sobre a intervenção, eliminando os limites na direção longitudinal.
Como diretriz para o seu desenvolvimento, foi utilizado um módulo de 60 centímetros, para o melhor aproveitamento de suas medidas tanto no programa como em seus materiais (perfis, e chapas) otimizando a construção sem desperdício. A área de serviço é resolvida nas extremidades, sendo uma delas composta por cozinha e banheiro e a outra dedicada ao armazenamento de móveis, conferindo flexibilidade de montagem dependendo do uso requerido em toda a sua superfície.